CUT e demais centrais realizarão ato do 1° de Maio na Arena do Corinthians

16/04/2024

Além de shows gratuitos, pautas como emprego decente e igualdade salarial entre gêneros darão o tom do ato de luta

 

Na manhã de ontem, segunda-feira, 15, o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, anunciou durante coletiva de imprensa o “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”, cujo ato principal será na área externa da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste da capital paulista.

“O 1° de Maio será uma data simbólica para trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo”, afirmou Nobre. Ao lado de presidentes das demais centrais sindicais, Nobre afirmou que a data, em todo o mundo, é um dia em que a classe trabalhadora se reúne “para rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro”. E no Brasil, ele completa, “não será diferente”.

As bandeiras de luta deste 1° de Maio, conforme anunciaram as centrais, são emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público

O ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre a CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

Sérgio Nobre detalhou que, assim como nos anos anteriores, o 1° de Mario - Dia do Trabalhador será um dia de luta, por isso, “é importante que todas e todos compareçam porque lá estarão lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e de partidos políticos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora”.

Mas serão muito mais, ele diz, se referindo às tradicionais atividades culturais que fazem parte da celebração, como intervenções artísticas e shows musicais.

11

Sinticom Campinas marcou presença em ato do 1º de Maio de 2022 no estádio do Pacaembu. Foto: Arquivo Sinticom

 

De acordo com os presidentes das centrais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado oficialmente para o evento em São Paulo. Para Sérgio Nobre é importante que Lula esteja presente porque, diz o dirigente, é “um ano de grandes desafios”.

Ele se referiu a 2024 ser um ano de eleições municipais, fato que impacta na vida de toda a população e, por isso, é importante ter a consciência de que é preciso eleger candidatos comprometidos com a classe trabalhadora.

Outro desafio citado foi a tramitação de pautas de interesse dos trabalhadores no Congresso Nacional. “Pautas que precisam ser aprovadas”, afirmou Sérgio, em referência à presença de Lula em um evento de trabalhadores nortear as lutas a serem feitas.

 

O 1° de Maio é organizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Por tradição, o ato principal ocorre em São Paulo. Porém, em 2024, ao contrário dos anos anteriores, em que fora realizado na região central da cidade, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora será realizado na área externa da Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão.

“É uma região de muita concentração operária”, diz o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.

“É a primeira vez, fora do centro da cidade. O Corinthians nos ofereceu o espaço que tem excelente localização para a realização do evento e de fácil acesso para a classe trabalhadora. Facilita o deslocamento”, pontou Sérgio Nobre. O acesso é facilitado pela estação Corinthians-Itaquera - linha vermelha do Metrô de São Paulo.

A agenda de shows e participação de lideranças políticas será divulgada nos próximos dias. O evento está marcado para começar às 10h. Nesta terça-feira (16), a partir das 6h da manhã, as centrais estarão na Estação Brás do Metrô distribuindo os panfletos oficiais do evento.

 

*** Por Redação Sinticom/CUT Brasil

Foto: Agência Brasil