Sem salários, operários de obra de shopping protestam em Campinas
Manifestantes bloquearam entrada e saída de mercadorias na área de carga. Construtora não recebeu valores do shopping para repassar, diz sindicato.
Sem receber salários, operários da obra de expansão do Campinas Shopping fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (18) em Campinas (SP). Eles ocuparam a área de cargas e, desde as 6h, impediram entrada e saída de mercadorias. De acordo com o sindicato da categoria, a construtora não recebeu o pagamento do centro de compras e, por isso, não repassou às empreiteiras.
Cerca de 30 pessoas participaram do ato, que foi pacífico. A obra ficou parada durante a manhã. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas e Região informou que, em alguns casos, há trabalhadores sem salários há três meses. Ao todo, as remunerações de 50 funcionários das empreiteiras contratadas pela construtora terceirizada foram afetadas.
O sindicato informou que problemas no cumprimento do contrato entre o shopping e a construtora interferiram no repasse do pagamento. A assessoria do shopping disse, em nota, que as obras do empreendimento são de responsabilidade da construtora terceirizada Marcap e que está empenhado em resolver a situação.
O G1 tentou contato com a Marcap para saber o motivo do não recebimento dos pagamentos, mas não teve retorno. Representantes da construtora e do shopping se reuniram para tentar um acordo durante a manhã. Até as 12h ainda não havia resposta sobre os pagamentos.
O trânsito não foi afetado na região Jardim do Lago, onde fica o empreendimento comercial.