Muro desaba e deixa mortos e feridos no bairro São Bernardo, em Campinas

27/10/2015

Um dos feridos foi levado para o HC da Unicamp pelo helicóptero Águia.O acidente ocorreu por volta das 8h30, segundo os bombeiros.

Dois operários morreram e ao menos dois ficaram feridos após o desabamento de um muro em uma obra no bairro São Bernardo, em Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (27 de outubro). Eles ficaram soterrados por cerca de 30 minutos. As informações são do Corpo de Bombeiros.

O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado e levou uma das vítimas para o Hospital de Clínicas da Unicamp com ferimentos graves e inconsciente. A segunda vítima foi levada para o Pronto Socorro São José. O acidente aconteceu na Rua Cassiano Gonzaga, na esquina com a Avenida das Amoreiras, por volta das 8h30.

De acordo com os bombeiros, sete viaturas foram deslocadas para o local do desabamento para fazer o socorro. As equipes chegaram minutos depois do acidente, mas tiveram dificuldades para retirar as vítimas da área. Um dos operários ficou com metade do corpo preso na terra. Os demais ficaram completamente soterrados.

Esta vítima foi socorrida de helicóptero. "A vítima que a gente socorreu não corre risco de morte. Estava com ferimentos, lesões nos membros inferiores. Houve uma certa carga em cima dessa região", explicou o sargento Ednelson Santos da equipe do Águia. Ele disse, ainda, que o homem chegou em estado estável no hospital da Unicamp.

Muro estava em construção
Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o muro que caiu sobre os operários estava sendo construído como parte da obra. "Por precaução, a Defesa Civi pediu para isolar a parte do muro que caiu até que haja uma verificação mais detalhada", afirma. Após os resgates, os bombeiros continuaram na área do desabamento para fazer o rescaldo.

Fiscais da Prefeitura foram para o local para constatar se a obra estava regularizada. Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) também estiveram na obra.

Interdição no trânsito
De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foi feito um bloqueio no cruzamento da Rua Cassiano Gonzaga, que está totalmente interditada, com a Rua Padre Bernardo Silva, por conta da ocorrência.

Os motoristas podem usar as demais ruas transversais da Avenida das Amoreiras como desvio opcional. Agentes de trânsito da Emdec foram deslocados para o local.

FOTOS:Toni Mendes e Helen Sacconi/EPTV - reprodução G1