SINDICATO PARTICIPA DE GRITO DOS EXCLUÍDOS 2016

28/08/2016

Com o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”, será realizado em todo o Brasil, no dia 07 de setembro, o 22º Grito dos Excluídos.

Com o tema permanente “A vida em primeiro lugar” e o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”, será realizado em todo o Brasil, no dia 07 de setembro, o 22º Grito dos Excluídos. Na Arquidiocese de Campinas, o Grito dos Excluídos é realizado pelo 21º ano consecutivo, com a concentração no Largo do Pará a partir das 9h. Após o desfile oficial da Independência, os blocos organizados pelas pastorais e movimentos sociais descem a Av. Francisco Glicério.
O Grito dos Excluídos foi realizado pela primeira vez em 1995, com o objetivo de ser um desdobramento da Campanha da Fraternidade sobre os Excluídos. A escolha do dia 07 de setembro se deu porque, nesta data, quando se comemora a independência do Brasil, é importante refletir sobre a soberania nacional, eixo central das mobilizações do Grito. Além de ser momento de festa e celebração, o 07 de setembro vai se tornando um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. Em 1996, já na sua segunda edição, o Grito foi inserido na programação pastoral da CNBB em nível nacional, sendo realizado pela primeira vez em Campinas.