Trabalhadores voltam ao trabalho em Três Lagoas

27/01/2013

Após dez dias de greve, os aproximadamente três mil trabalhadores que prestam serviço na construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas retornaram ao canteiro de obras. Em assembleia realizada na manhã de ontem, os trabalhadores aceitaram o acordo feito pelos sindicatos – SINTIESPAV e SINTRICOM – que representam a categoria, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem Industrial do Mato Grosso do Sul (FETRICOM/MS), e também pela comissão formada pelos operários e pelo Consórcio UFN 3.

Pelo acordo, ficou decidido que os trabalhadores deveriam retornar ao canteiro de obras ontem. Em contrapartida, a empresa se comprometeu em providenciar imediatamente melhorias no alojamento, o qual os operários reclamavam das condições precárias do local e da falta de estrutura. “As questões sociais foram aceitas e o consórcio se comprometeu em cumpri-las imediatamente”, informou o presidente da FETRICOM, Webergton Sudário da Silva.
No entanto, segundo ele, as questões financeiras, como o pagamento de horas “in itinere”, assim como a antecipação da discussão sobre o acordo coletivo, que só ocorreria em maio, iniciam- se na próxima segunda-feira. “Colocamos essas questões para os trabalhadores e eles aceitaram a proposta”, comentou.