Dia de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
O ministério da Saúde por meio da Portaria GM/MS 992/2009 que trata da Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra que o RACISMO é um determinante social na vulnerabilidade do desenvolvimento da Saúde da população negra.
O breve trecho constante no Painel de Indicadores do SUS temático Saúde da População Negra demonstra que a desigualdade tem responsabilidade no acesso a saúde.
“A saúde e o adoecimento estão relacionados a uma série de fatores socioeconômicos e culturais que afetam a integridade física e psicológica, individual e coletiva. As condições históricas de inserção social, somadas às condições de moradia, renda, saúde, localização geográfica e autoconceito positivo ou negativo são elementos que determinam o acesso a bens e serviços também de saúde. Os séculos de escravização da população negra influenciaram negativamente na inserção dessa população na sociedade brasileira, contribuindo para um desigual e desfavorável acesso a direitos e oportunidades, inclusive de saúde. Estas características se refletem no quadro epidemiológico dessa população, evidenciando iniquidades e vulnerabilidades no acesso às condições promotoras de saúde”
Hoje dia 27 de outubro devemos nos lembrar e cobrar dos governantes que a desigualdade, racismo e preconceito venham a ser combatidos de forma incansável, pois já avançamos como sociedade e não podemos aceitar esse tipo de postura nos dias de hoje.
Referencia: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/maio/04/miolo-painel-10-22032016.pdf (trecho retirado da página 10.)