Celebração do Dia da Educação Pública e Ato pelo retorno das aulas do IFSP

17/11/2021

Dia 28/11/2021, completa-se mais um ano que a Reitoria do IFSP determinou o fechamento dos cursos da Unidade/núcleo avançado Amarais do IFSP Campinas.
Foi um fechamento de cursos e turmas de um PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional em vigor. Na prática, tal determinação reduziu a zero as atividades de uma escola que, nessa unidade educacional e formadora, contava com mais de mil e duzentos estudantes. Significou também ferir de morte sonhos, obstruir projetos de vida e retroceder numa agenda de fortalecimento da inclusão de populações vulneráveis.
O Instituto Federal na Região dos Amarais era uma unidade viva, ativa e inclusiva, num arranjo inovador entre o CTI Renato Archer e o IFSP (acessar os documentos https://bit.ly/folder-cte-campinas e  https://bit.ly/apresentacao-cte-28-out-2021).
A determinação da então Reitoria pelo fechamento dos cursos no núcleo avançado/Unidade Amarais do IFSP provocou prejuízos incalculáveis para centenas de famílias que se beneficiavam do compartilhamento das instalações do CTI Renato Archer, proporcionado por meio do convênio CTI-IFSP (assistir o vídeo https://youtu.be/qagsfmTGTiM e ver o documento https://convenio-cti-ifsp-campinas), um convênio vigoroso e profícuo, em vigor desde 2013! (acessar o documento bit.ly/esclarecimento-mpf-2020-01-08-convenio-ifsp-cti)
Em 28/11/2019 AS PORTAS foram fechadas para  as estudantes e para a comunidade dos Amarais e Região e, portanto, TÊM DE SER REABERTAS!!!
Assim, esse dia será lembrado como um dia, não de luto, mas, sim, de luta Pela Educação Pública pelo salvamento de uma escola (vide o documento-petição https://bit.lya/salvar-escola-ifsp),  e como um dia de luta pela democratização de cada espaço público, como são o CTI e o IFSP, espaços mantidos (com recursos dos impostos pagos) por toda a população.
Conclamamos, assim, você e toda a comunidade e toda a cidade para participar desse Ato Público.
27 de novembro de 2021, 10H (concentração a partir das 9H) - CONVITE para a Celebração do Dia da Educação Pública e Ato pelo retorno das aulas do Instituto Federal na Região dos Amarais, Dia de Luta pela Educação Pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Nenhuma escola a menos!
Escola: SEMPRE a MAIS, Para Todas e Todos!