Lembrar para jamais esquecer! os 60 anos do golpe militar no Brasil
01/04/2024
#DitaduraNuncaMais - O golpe militar de 1964 derrubou além dos governos constituídos democraticamente as direções sindicais combativas. O golpe atingiu em cheio a organização sindical urbana e camponesa no Brasil. Foi um golpe antioperário e anti-camponês.
No dia 31 de março foram invadidos mais 400 sindicatos e, ao longo da ditadura, outras centenas sofreram intervenção e suas direções destituídas. Milhares de dirigentes torturados, mortos, desaparecidos, outros tantos exilados, documentos e sindicatos destruídos.
Os militares sabiam que a resistência organizada estava nos sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais. Os tanques de guerra amanheceram com o fatídico 1º de abril de 1964 na frente dos sindicatos cujas direções lutaram e apoiaram as reformas de base (reforma bancária, fiscal, eleitoral, educacional, urbana e agrária - todas até hoje na pauta) à época propugnadas pelo governo de João Goulart.
A resistência dos sindicatos e movimentos sociais foram fundamentais para a conquista da anistia e o fim do regime militar no Brasil.