Grito dos Excluídos leva para as ruas o tema da Juventude

09/09/2013

“Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” , foi o tema deste ano do Grito dos Excluídos.

A juventude foi o tema deste ano do Grito dos Excluídos. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos definido pela a coordenação do Grito que acolheu sugestões de vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos, para a escolha.

Cerca de 400 manifestantes de diversas representações realizaram um protesto na Avenida Francisco Glicério, em Campinas. O grupo é composto por entidades, grupos religiosos, movimentos sociais e desfila há 19 anos na cidade. Como ocorre todos os anos, diversos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Construção participaram do Grito dos Excluídos.

A passeata do "Grito dos Excluídos" começou no Largo do Pará e desceu a avenida Francisco Glicério até o Largo do Rosário. Entre os participantes da manifestação, estavam representantes de sindicatos, pastorais, diretórios acadêmicos, movimentos estudantis e partidos políticos.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. A proposta é chamar a atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.