Sindicato participa da organização do Plebiscito Popular

06/08/2014

Reunião acontece no dia 15 de agosto – às 19h., no Salão João do Prumo - Rua Barão de Jaguara, 704 - Centro

Desde o ano passado, movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o país impulsionam a realização de um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político, entre os dias 1 e 7 de setembro de 2014.

Na ocasião, a população brasileira será chamada a votar em resposta à seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? ”

O Sindicato vai promover no dia 15 de agosto, sexta-feira, a partir das 19h, uma reunião com a presença do deputado federal Renato Simões (PT) para discutir com os companheiros e companheiras a importância deste plebiscito e a participação da classe trabalhadora.

A realização de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político brasileiro precisa se debruçar em construir propostas a partir de dois grandes eixos: o primeiro é o aperfeiçoamento da democracia representativa, com a reforma do sistema eleitoral; e o segundo dá conta do fortalecimento da democracia direta e participativa, com controle social. 

O Brasil necessita de reformas estruturais que mudem o papel de suas instituições criando uma nova institucionalidade e avancem na democratização. 

Portanto, a realização de uma mudança no sistema político é determinante para o avanço das demais reformas estruturantes, como as reformas agrária, urbana, tributária, do judiciário, da educação, da saúde e democratização dos meios de comunicação, desde que calcada no interesse público acima do privado. Essa é a garantia para o amadurecimento definitivo das instituições democráticas brasileiras.

O Plebiscito Popular não tem valor legal, mas exerce uma forte pressão política e social, permitindo que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política. 

 

Data: dia 15 de agosto
Horário: às 19h.
Local: Salão João do Prumo
Rua Barão de Jaguara, 704 - Centro