7º Congresso Conticom: Construindo Novos Rumos

06/09/2014

Diretores do Sindicato participaram do Congresso que discutiu Compromisso Nacional e Integração da América Latina e Caribe

O Congresso da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom) construiu as teses que irão nortear a luta dos trabalhadores para o próximo período.

Mereceu destaque a discussão sobre o Compromisso Nacional dos Trabalhadores da Construção, que hoje está presente em 48 obras, representando 151 mil trabalhadores. Na avaliação dos diretores do Sindicato, o maior desafio é a criação de um contrato coletivo nacional, que garanta maior poder de negociação aos sindicatos da Construção.

O diretor do nosso Sindicato, Amilton Mendes, foi escolhido como Secretário de Organização da Executiva Nacional da Conticom, que tem um papel importante na organização de lutas gerais, processo de eleição, campanhas salariais e mobilizações em todo o Brasil.

Presente na abertura do Congresso, o presidente da CUT, Vagner Freitas, lembrou que “este é o principal embrião de acordos nacionais da CUT nos últimos anos, temos que valorizar este instrumento tão importante que fomos nós que criamos. Temos que divulgar mais e contar a história”.

Houve também discussão sobre a conjuntura política e os avanços dos últimos anos na América Latina. O Congresso aconteceu nos dias 27,28 e 29 de agosto, em Recife. e contou com a participação de 179 delegado e vários companheiros de todo o Brasil, entre eles o presidente da Conticom, Claudio da Silva Gomes, José Lopes Feijó, assessor especial da secretaria geral da Presidência da República e Nilton Freitas, da Internacional da Construção e da Madeira.

O Regimento Interno do Congresso foi também aprovado pela maioria. Agora é continuar com as mãos na massa!